top of page
pexels-cindyg-675313.jpg

8 Estratégias para Cultivar a Autoconfiança

Atualizado: 15 de ago. de 2024


ree

A autoestima é algo que você constrói a partir do nada. Não é um dom natural, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Com algumas atitudes você consegue se tornar mais autoconfiante e melhorar sua autoestima. Abaixo deixo algumas dicas, mas lembre-se não adianta praticar por um ou dois dias, isso precisa de treino diário. 


Assim como muitas mulheres treinam o corpo na academia, a mente necessita do mesmo treinamento, só assim conseguimos mudar o padrão mental  nocivo que nos foi instalado durante nossa vida.


1 - Aprenda a se gostar


O amor próprio é o primeiro passo para ser autoconfiante. Existem muitas maneiras de praticar o amor próprio, mas aqui estão três ideias: 


Esteja ciente de seu corpo e como ele funciona. Por exemplo, você tem olhos que a ajudam a ver o mundo ao seu redor; uma boca que lhe permite comer e falar; pés que lhe permitem caminhar pela sua cidade ou país. Esses são alguns exemplos simples do que compõe nosso corpo e podem nos ajudar a ter mais consciência de nós mesmas como indivíduos com características diferentes dos outros. Quanto mais conscientes nos tornamos sobre nossos eus individuais, maior a probabilidade de começarmos a amar uns aos outros por quem eles realmente são (e não como a sociedade os percebe). 


Passe um tempo sozinha fazendo coisas que te faz feliz sem depender de outras pessoas para validação ou entretenimento (é por isso que eu amo os livros). Seja sair com os amigos ou ficar em casa sozinha assistindo a uma série, ou lendo um livro que você adora, não há maneira melhor do que passar um tempo sozinha fazendo coisas que fazem VOCÊ feliz! 


Anote tudo de bom em você, porque sempre haverá uma razão pela qual alguém não gosta de algo em VOCÊ!


2 - Perdoe as pessoas 


Da próxima vez que você se encontrar em uma situação em que alguém tenha ferido seus sentimentos, tente sair da mentalidade de que ela é a bandida e você é a vítima. Em vez disso, pense por que ela pode ter agido da maneira que agiu. Se foi porque algo aconteceu em sua vida pessoal que a afetou durante o dia (ela pode estar passando por coisas horríveis), então é muito provável que essa pessoa não esteja agindo maliciosamente com você - ela provavelmente não estão pensando com clareza! 


Se alguém ferir seus sentimentos, tente perdoá-la por isso o mais rápido possível. Isso não apenas ajudará a encerrar qualquer conflito que tenha ocorrido entre vocês dois, mas também ajudará a aumentar sua autoconfiança, mostrando o quanto você pode perdoar e compreender, mesmo quando os outros agem mal com você (ou vice-versa).


3 - Faça um elogio a alguém 


Dê os cumprimentos. 

Aceite elogios graciosamente. 

Evite dar elogios indiretos. 

Dê um elogio a alguém que você gosta, seja seu amigo, colega de trabalho ou até mesmo estranho no ônibus!


4 - Não deixe que os outros a definam


A coisa mais importante a lembrar é que você não é definida pelas opiniões de outras pessoas sobre você. Você é quem toma suas próprias decisões, e cabe a você quanto peso você dá a essas opiniões." 


Pode ser difícil permanecer confiante quando alguém está constantemente desafiando ou criticando suas decisões, mas lembre-se de que essas pessoas não definem quem você é ou o que você pensa. Isso é o que torna tão fácil para elas entrarem na sua cabeça - porque elas são boas em fazer parecer que sabem tudo sobre uma situação, mesmo que não tenham todos os fatos! 


Mas digamos que essa pessoa realmente sabe tudo sobre uma determinada situação: talvez ela já tenha estado lá antes e tenha conseguido mudar as coisas? Ok, então... talvez isso não seja algo com que você deva se preocupar tanto afinal.


5 - Acredite em sua capacidade de criar oportunidades para si mesma 


Imagine um mundo onde você tivesse fé completa em suas habilidades para criar oportunidades para si mesma. Imagine se você tivesse confiança para acreditar que não importa quais desafios surgissem em seu caminho, você poderia superá-los e encontrar o sucesso. 


Imagine se toda vez que um pensamento negativo entrasse em sua mente, ele fosse deixado de lado por outro positivo – aquele que dizia “Sim! Eu posso fazer isso!" . Eu sempre uso o ho'oponopono para cancelar e modificar esses pensamentos negativos.


Como seria se, em vez de duvidar de si mesma ou se comparar negativamente com os outros, você escolhesse se concentrar em todas as coisas que fazem de você quem você é?


6 - Sinta-se confortável com seus desejos e necessidades 


Para ter confiança em sua própria pele, é importante se sentir confortável com suas necessidades e desejos. Isso significa entender o que você precisa dos outros em um relacionamento e ser capaz de comunicar isso de maneira clara. Se alguém não lhe der a atenção ou a energia que você precisa, isso não a fará feliz. E como você pode esperar que os outros entendam o que te faz feliz se eles não conhecem a si mesmos? 


Quando as pessoas dizem que estão procurando por alguém que as "complete", elas geralmente estão procurando por alguém que satisfaça suas necessidades não atendidas - o que é bom! Mas saber quais são essas necessidades significa reservar um tempo para entender a si mesma primeiro. Se isso soa como algo saído de um livro de autoajuda, é porque é! 


Mas todos têm estratégias diferentes para encontrar a felicidade dentro de si; algumas pessoas encontram através da leitura de livros sobre psicologia positiva, enquanto outras preferem sessões de terapia de conversa, onde podem discutir seus sentimentos abertamente com um profissional.


7 - Tenha uma atitude positiva 


Você pode escolher ser positiva. É um hábito que você precisará desenvolver ao longo do tempo, mas que valerá a pena tremendamente a longo prazo. Atitude positiva é mais do que apenas dizer coisas boas sobre você e os outros; trata-se também de evitar conversas internas e críticas negativas, que podem não ser benéficas para o seu bem-estar. 


Torna-se uma mentalidade quando você percebe que não importa o que aconteça em sua vida – bom ou ruim – isso não define quem você é como pessoa. Em vez de se preocupar com o que os outros pensam de você, concentre-se em estar contente consigo mesma! 


Mesmo que algo não vá bem hoje (como falhar no trabalho), continue lembrando-se de que amanhã será melhor porque todos os dias oferecem novas oportunidades de sucesso! Uma vez que essa mentalidade se torne uma segunda natureza, podemos começar a pensar positivamente em vez de ser pessimista como antes. 


E vou te contar um segredo, se você visse meu falecido "orkut", você veria como eu era uma pessoa negativa e pessimista. Depois que busquei por autoconhecimento e me aceitei, tudo mudou de fato.


Lembre-se: não se preocupe muito porque se preocupar não vai mudar nada! Você deve sempre se esforçar para alcançar a grandeza, concentrando-se nos aspectos positivos e não nos negativos, pois nada de bom vem sem desafios junto com eles."


8 - Recompense-se pelo seu bom comportamento 


Faça algo de bom para você. Há muitas maneiras de se recompensar e se dar um tapinha nas costas. Algumas pessoas gostam de tomar uma xícara de chá, outras gostam de sair e receber uma massagem ou ver um filme com as amigas. O que quer que flutue no seu barco, faça! 


Dê a si mesma crédito onde o crédito é devido. Para se sentir bem com quem você é e com o que você realiza na vida, é importante que tenha algum tipo de processo de reconhecimento, para que possa apreciar a si mesma e suas realizações sem ser muito dura consigo ao mesmo tempo. 


Tire um tempo para o autocuidado todos os dias como um passo importante para construir a autoconfiança e garantir que se sinta bem consigo mesma ao longo do caminho (e não apenas quando outras pessoas estão te observando).

Você também pode ser autoconfiante de outras formas.


Aqui estão mais algumas dicas de como fazer. 


Se você não tem certeza de como é ser autoconfiante, aqui estão alguns exemplos de autoconfiança: 


Você não se importa com o que as outras pessoas pensam ou dizem sobre você, o que eles pensam é problema deles e não seu.

 

Você se sente bem em sua própria pele, sem precisar da validação de alguém. 


Sua cabeça está erguida e os ombros para trás – você anda com um propósito e salta pela calçada com um passo exuberante, você pisa firme e confiante.

 

Você sabe em quem confiar e em quem não, e procurará amigos confiáveis. Para conhecer as pessoas falsas de longe, isso requer prestar muita atenção.


Quando alguém a elogia por algo – algo real (não “Você está bonita hoje!”), mas algo que realmente aconteceu – você aceita com calma e agradece por dizer isso (ou simplesmente sorri.


E para finalizar... busque sempre pelo seu autoconhecimento, isso fará uma diferença gigantesca em sua vida.


Com amor! 💓

Michelle Reggo

Terapeuta Integrativa e Holística

CTSL02636

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page